Contabilidade para Igrejas: Entenda os Benefícios

Sejamos honestos. Muitas vezes, a contabilidade pode ficar em segundo plano nas igrejas. A maioria não tem uma grande equipe remunerada com um contador treinado que possa dedicar o dia às contas. Isso é lamentável porque o fato é que sua contabilidade é uma das partes mais importantes da administração de uma organização. No entanto, existem excelentes serviços de contabilidade da igreja que podem facilitar o seu trabalho.

Quando foi a última vez que você se perguntou como sua igreja estava indo com as finanças? Afinal, o seu sistema de contabilidade é a espinha dorsal financeira da sua organização. A resposta a esta pergunta deve dizer a você:

  • Quanto dinheiro você tem
  • Se você está gastando mais do que o esperado
  • Em seguida, se você é capaz de pagar suas contas
  • Qual é o seu plano para o seu dinheiro atual
  • Por fim, se você está no vermelho

Para ajudar, um software de fundos sólidos para sua igreja e um contador que sabe o que está fazendo são sugeridos. Sem ele, você enfrenta riscos, como atrasar-se e perder prazos importantes, ao mesmo tempo que adivinha a saúde financeira da sua igreja. Você também pode não ter certeza se está sendo feito da maneira certa, se os relatórios financeiros estão imprecisos de alguma forma. Seus relatórios podem até começar a trabalhar contra você com informações inúteis ou enganosas. Ninguém quer isso.

A ideia de pagar para alguém fazer suas contas pode parecer difícil, mas aqui estão nove razões para considerar terceirizar sua contabilidade e investir em sua saúde financeira.

 

1. CONTABILIDADE MAIS PRECISA

No ambiente típico de uma pequena igreja, a pessoa que faz a contabilidade não tem muito treino em contabilidade. Ao terceirizar seus livros, você obtém uma equipe completa de pessoas treinadas e com experiência. Isso garante que:

  • Você não vai perder prazos importantes
  • Então, erros serão muito menos prováveis
  • Seus fundos designados estão separados corretamente nos livros
  • Em seguida, suas finanças estão intactas, equilibradas e atualizadas
  • Vários outros tipos de renda são contabilizados

2. HABILIDADE DE EXPERIÊNCIA

A beleza de contratar um profissional para gerenciar sua contabilidade é exatamente isso! Um profissional vai realmente administrar isso. Então, contratar um contador pode ter um custo proibitivo, mas terceirizando os serviços de contabilidade da igreja, você tem acesso a um alto nível de especialização. Eles podem responder a perguntas complexas e garantir que você siga as práticas recomendadas.

 

3. REDUZ OS RISCOS DE FRAUDE

De acordo com um estudo publicado em 2016, mais de 30% dos casos de fraude ocorrem em organizações com menos de 100 funcionários. E, em média, as pequenas organizações tinham 49,2% menos controle para prevenir fraudes. Por outro lado, um  contador tem experiência na implementação de fortes controles internos e, por serem imparciais, podem ajudar a reduzir esses riscos.

 

4. REDUZ O TEMPO

Você tem um milhão de coisas que precisa fazer todos os dias para manter sua organização funcionando, e sua experiência nessas áreas é um uso muito mais eficiente de seu tempo. Então, ter um contador terceirizado pode liberar essa tarefa, para que você possa gastar sua energia focando em cumprir sua missão e gerenciar as operações do dia-a-dia. Outro benefício é que você pode contratar um contador por um período de tempo determinado.

 

5. MAIS CONSISTÊNCIA NAS CONTAS DAS IGREJAS

A maioria das igrejas tem um tesoureiro ou voluntário que ajuda com os livros, mas essas pessoas costumam ir e vir. Terceirizar os serviços de contabilidade da igreja significa que você não vai se preocupar com a dificuldade de encontrar ajuda no último minuto. Você não ficará para trás enquanto espera por um novo contador, treina novos voluntários ou conserta erros caros cometidos por pessoas que ainda estão aprendendo o assunto.

 

6. MELHORA OS PROCESSOS DAS IGREJAS

Um benefício oculto do contador é que ele melhora seu processo financeiro atual. Os contadores têm experiência com as práticas que melhoram a eficiência e a atualidade dos dados. Por isso é um processo tranquilo para simplificar a importação de dados e o fechamento dos livros.

 

7. MELHOR VISÃO DAS FINANÇAS DAS IGREJAS

Ter um profissional para gerenciar sua conta significa que ele terá registros atualizados e poderá fornecer informações sobre sua situação financeira. Por outro lado, as finanças atualizadas permitem que você antecipe o fluxo de caixa, reduza custos e melhore a posição financeira da sua organização.

Por fim, seu contador também pode ajudar a monitorar as doações para igrejas. O rastreio correto da receita para cada fim designado permite gerar relatórios para ver as tendências de doações. Por outro lado, ele também permite que você monitore a retenção de doadores, crie declarações e dê as boas-vindas a novos doadores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email